segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Você sabe lavar seu rosto do jeito certo?

Essa pergunta pode parecer estranha, afinal, já ao acordarmos costumamos lavar o rosto, assim, de modo automático. Mas essa tarefa simples muitas vezes é realizada de maneira errada, o que pode acarretar danos à pele.

Por que a pele do rosto exige maiores cuidados?

pele do rosto  é mais sensível do que a pele do nosso corpo, por isso, necessita de cuidados especiais, como um sabonete específico para cada tipo de pele, por exemplo. Muitas pessoas usam qualquer sabonete ou o mesmo que usam para o corpo e isso é um dos erros mais comuns.

Veja uma lista de cuidados que você deve prestar atenção

  1. LAVAR O ROSTO VÁRIAS VEZES AO DIA COM SABONETE: esse erro é muito corriqueiro, principalmente no verão, quando suamos muito e procuramos alívio para o calor. Também pelas pessoas que tem a pele oleosa e procuram deixá-la menos “pegajosa”. Segundo dermatologistas, o ideal é que se lave o rosto com sabonete ou cremes específicos de limpeza facial apenas duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite. Pode-se lavar o rosto mais vezes durante o dia, mas apenas com água, caso contrário, as glândulas sebáceas produzirão ainda mais oleosidade, podendo causar as temidas espinhas.
  2. A ÁGUA PODE AJUDAR OU NÃO: a água é uma das responsáveis pelo efeito positivo ou negativo na pele, ou melhor, a temperatura da água usada na higiene facial. Isto porque, especialmente no inverno, muitas pessoas usam água quente. A água fria é a ideal para lavar o rosto, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele, tornando-a ressecada e desidratada, além disso, para combater o ressecamento, as glândulas sebáceas também nesse caso, produzirão quantidade excessiva de sebo, causando a oleosidade. A água gelada, que funciona como tonificante e é muito utilizada para fechar os poros, especialmente por mulheres antes da maquiagem, deve ser usada com moderação, já que o choque térmico também tem efeitos colaterais, como a contrição dos vasos, ocasionando alterações róseas na estrutura da pele.
  3. HIGIENIZE SUAS MÃOS: antes de começar é preciso sempre lavar bem as mãos, assim você evita que a pele de seu rosto seja infectada por bactérias.
  4. SEJA DELICADA: o trabalho de limpeza é feito pelo sabonete, então não é preciso esfregar a pele com força. Seja delicada e faça movimentos circulares, como uma massagem, em seu rosto.
  5. ENXAGUAR BEM É FUNDAMENTAL: muitas pessoas tem o péssimo hábito de não enxaguar corretamente todas as partes do rosto, seja por pressa ou descuido mesmo. Assim, o topo da testa, junto à raiz dos cabelos, por exemplo, pode acumular resíduos de sabonete, deixando a pele ressecada ou até irritada.
  6. PECADOS DA MAQUIAGEM: as mulheres precisam tomar maiores cuidados com a maquiagem, pois, se não retirarem a maquiagem antes de lavar o rosto, com um demaquilante específico, a pele pode ir acumulando resquícios de produtos e obstruir os poros. O ideal é usar um demaquilante para os olhos e outro para o resto da face.
*Fonte:aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário