quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Lipoenxertia: preenchimento recupera volume do rosto

O que é lipoenxertia facial

O envelhecimento natural causa a atrofia dos tecidos moles - músculos, pele e gordura. Em consequência, há perda de volume em regiões como as maçãs do rosto, por exemplo, e os ossos acabam ficando realçados sob a pele. O preenchimento facial com gordura do próprio corpo devolve o volume às regiões atrofiadas e rejuvenesce a pele, pois junto com o enxerto de pele vêm células-tronco que darão origem à novas células da pele.

Outros nomes

 Preenchimento facial com gordura autóloga.                                                                                          

Como é feita a lipoenxertia facial

Primeiramente é infiltrada a solução de Klein - composta por soro fisiológico e adrenalina - para diminuir as chances de sangramento e, consequentemente, de trauma cirúrgico. As cânulas ou seringas de lipoaspiração são introduzidas através da pele e chegam ao tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde aspiram - através de um sistema de vácuo - a gordura localizada. 

O paciente pode optar por combinar a lipoenxertia facial com uma lipoaspiração maior ou seguir o procedimento básico. No preenchimento facial  simples, a gordura pode ser retirada de qualquer outra parte do corpo que contenha gordura, mas em geral, a retirada é feita do abdômen, através da cicatriz umbilical. É utilizada a anestesia local ou tópica. 

No caso da lipoaspiração de maior extensão, os pontos em que são inseridas as cânulas variam de acordo com a anatomia do paciente e a técnica usada pelo cirurgião. Pode ser feita com anestesia geral, peridural ou local, dependendo da quantidade de regiões abordadas. Caso a anestesia seja geral, há a necessidade de intubação orotraqueal e uso de aparelhos que ajudam a respiração. Em geral, as cicatrizes de lipoaspiração medem cerca de meio centímetro, mas podem ficar quase imperceptíveis com o tempo, e não causam incômodo. 

"Em seguida a gordura é tratada - é feita a retirada de células de gordura rompidas, de sangue e de anestésico - e a gordura e enxertada em um novo local" explica o cirurgião plástico Eduardo Andrade Filho, do Espaço Cariz, em Campinas (SP). "O enxerto é colocado através de finas seringas no local desejado, dando volume e forma nova ao local". Apenas uma sessão é necessária para que sejam vistos os resultados. 

O cirurgião plástico Alan Landecker, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, lembra que o procedimento deve ser feito preferencialmente em hospital. Porém, nos casos que a manipulação for muito pequena, é possível que ela seja feita em consultório.

Médicos que podem realizar o procedimento

Cirurgiões plásticos e cirurgiões dermatológicos são os profissionais mais indicados para fazer o preenchimento facial com gordura autóloga.

Vantagens da lipoenxertia facial

Alan Landecker explica que a particularidade do preenchimento facial com gordura autóloga está no fato que de 30 a 50% do volume implantado é reabsorvido, o restante é permanente. Além disso, é usado material do próprio corpo para fazer o preenchimento, o que reduz as chances de rejeição do corpo ao material aplicado. 

O especialista explica que caso o paciente fique insatisfeito com os resultados da lipoenxertia facial, é possível lançar mãos de técnicas não invasivas de eliminação da gordura, como a lipocavitação com ultrassom. É possível também realizar uma lipoaspiração cuidadosa no rosto.

Indicações

A técnica está indicada para preenchimento de rugas faciais, como por exemplo o sulco que se forma entre o nariz e a boca, popularmente chamado de bigode chinês, e os que se formam ao redor da boca e dos olhos. É possível aplicar gordura nas maças do rosto para recuperação do volume perdido com o passar dos anos e nos lábios.

Contraindicações

O preenchimento facial com gordura do próprio corpo deve ser evitado por pacientes com diabetes, doenças do colágeno, imunossuprimidos, pessoas que fazem uso de anticoagulantes e portadores de alterações renais ou hepáticas.

Sessões de lipoenxertia facial

Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer um retoque.

Possíveis riscos associados

O cirurgião plástico Alan Landecker explica que inchaço e equimoses (manchas arroxeadas na pele) são comuns após o preenchimento facial com gordura corporal. Em casos mais raros podem acontecer infecção e o acúmulo de líquido na região em que foi realizado o preenchimento. Pode, ainda, haver a lesão de nervos e vasos sanguíneos, causando alterações da sensibilidade e hematomas.

Pós-operatório da lipoenxertia facial

O paciente deve tomar antibiótico como medida preventiva para infecções após o procedimento. Medicações analgésicas podem ser usadas se necessárias. O cirurgião plástico Alan Landecker recomenda ao paciente que evite massagear a região, o que pode aumentar a absorção da gordura implantada. O paciente também deve evitar o sol, o que pode gerar manchas na pele, e exercícios físicos por até 15 dias. Depois desse tempo é possível retornar à atividades mais leves e após dois meses aos exercícios normais. 

Resultados da lipoenxertia facial

Os efeitos do preenchimento facial com ácido hialurônico aparecem logo após o tratamento, mas se tornam mais visíveis uma semana após a sessão, momento em que o inchaço do rosto é amenizado. De 30 a 50% do volume de gordura implantado é reabsorvido, o restante é permanente.

Outras áreas em que pode ser enxertada a gordura retirada

Além da face, a gordura autóloga pode ser aplicada em outras áreas do corpo em que se deseja restaurar ou aumentar o volume, como mãos, nádegas e mamas.

Fontes consultadas

 Cirurgião plástico Alan Landecker (CRM:87043), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Cirurgião Plástico Eduardo Andrade Filho (CRM : 68648), médico Cirurgião Plástico do Espaço Cariz de Campinas.
*Fonte:aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário