sexta-feira, 23 de agosto de 2013

9 mitos e verdades sobre varizes

Descubra o que funciona e o que só colabora para o surgimento das varizes. Não dá para brigar contra a genética, mas é possível prevenir e tratar esse pesadelo.

As varizes não só incomodam como são um golpe na autoestima de qualquer mulher. Ninguém merece colocar a saia e aquelas veias roxas aparecerem para estragar o look! Segundo o especialista em cirurgia vascular Rogério Neser, histórico familiar e envelhecimento das veias são os principais fatores, mas ficar muito tempo na mesma posição, ser obesa ou sedentária contribui para o surgimento das bandidas. Desvende os principais mitos sobre o tema e livre-se desse mal!

1. Ficar muito tempo sentada ou em pé dá varizes - Depende

O principal fator para o aparecimento do problema é o histórico de varizes na família e também o próprio envelhecimento das veias. Mas não permanecer muito tempo na mesma posição ajuda a evitar esse problema.

2. Praticar esportes evita o problema - Verdade

Além de promover bem-estar, mexer o corpo fortalece a musculatura e melhora a circulação, o que ajuda a manter as pernas sempre bonitas. Tudo o que o sedentarismo não possibilita. Fica a dica! 

3. É apenas uma questão estética - Mito

As varizes deixam as veias mais à mostra. E aí muitas mulheres evitam usar short ou minissaia, mas o problema vai além. Varizes provocam dores, inchaço e sensação de peso nas pernas. "Em casos mais graves, pode haver a formação de úlceras, que são muito incômodas", diz Neser.

4. Usar salto alto causa varizes - Mito

Balela! "Não há comprovação de que o uso de salto alto leve à formação de varizes", argumenta Neser. De qualquer forma, não custa maneirar às vezes, a coluna agradece! 

5. Anticoncepcional favorece as varizes - Verdade

Sim, mas o problema pode ser outro e ainda pior. "A combinação de pílulas com o hábito de fumar potencializa o risco de trombose venosa", alerta.

6. Vasinhos são varizes em estágio inicial - Mito

As linhas finas que mais parecem "rabiscos" pelas pernas não evoluem para veias mais grossas. "As varizes já nascem varizes", explica Neser. Geralmente, vasinhos causam só incômodo estético

7. Cremes para varizes não funcionam - Verdade

"É pura enganação mesmo", diz Neser. Por isso, em vez de gastar dinheiro à toa, procure um médico, amiga.

8. É melhor tratar varizes no inverno - Depende

Não é indicação médica, mas, como após as técnicas não é bom tomar sol ou é preciso usar meia elástica, as pessoas preferem fazer nesta estação. Veja como tratar:

Escleroterapia: é a "secagem" das veias com a aplicação de um líquido nos vasos.

Microcirurgia: veias menos dilatadas são retiradas por pequenos cortes sobre a veia.

Cirurgia: feita na safena, uma importante veia da perna. São feitos cortes na virilha e no tornozelo.

Laser ou radiofrequência: mais modernos e menos invasivos, geram calor e queimam a veia afetada 

9. Meias elásticas evitam varizes - Mito

As meias ajudam quem já tem o problema, sofre com dores e inchaço. Mas só um médico deve indicar o nível de compressão certo para você, ok? 
*Fonte:aqui Fotos:Getty Images





Nenhum comentário:

Postar um comentário