quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pequenas mordidas, grande sabor: prepare aperitivos permitidos na dieta

Adeus, amendoim. Estas sete receitas de aperitivos fáceis de preparar vão impressionar seus convidados


Ao organizar uma recepção em casa, você tem uma lista de tarefas considerável a cumprir: convite, decoração, música, bebidas, gelo, copos, pratos e, claro, comida. Na falta de tempo e criatividade, muitas vezes você mata a fome dos convidados com porções de amendoim ou, na melhor das hipóteses, sanduíche de metro. Não precisa ser assim. As sete receitas a seguir são fáceis de preparar e vão deixar seus amigos mais satisfeitos. 

1. Pirulito de uva com queijo

Espete 24 uvas red globe em palitos de pirulito. Derreta 100 g de queijo de cabra no fogo médio, mexendo por cerca de 2 minutos. Mergulhe as uvas no queijo derretido e passe em ¼ de xíc. (chá) de pistache torrado e picado. Coloque sobre uma fôrma forrada com papel-manteiga e leve à geladeira até o queijo endurecer (cerca de 15 minutos).

Rende 6 porções. 

Por porção: 90 calorias, 6 g de gordura (3 g de gordura saturada), 5 g de carboidrato, 70 mg de sódio, 1 g de fibra, 5 g de proteína. 

2. Torrada mediterrânea

Esfregue ½ dente de alho em 12 fatias de baguete com 1 dedo de espessura, pincele azeite de oliva e salpique sal. Leve ao forno a 200 ºC até torrar um pouco (cerca de 5 minutos). Misture 1 e ½ xíc. (chá) de feijão-branco cozido e escorrido, 1 xíc. (chá) de pimentão vermelho cozido e picado, ¼ de xíc. (chá) de azeitona preta picada, 2 col. (sopa) de azeite de oliva, 1 col. (sopa) de suco de limão, 1 col. (chá) de raspa de limão, 1 col. (sopa) de alcaparra escorrida, 2 col. (sopa) de salsinha picada e ¼ de col. (chá) de pimenta-do-reino moída. Cubra a torrada com a mistura.

Rende 12 porções. 

Por porção: 150 calorias, 0,5 g de gordura (0 g de gordura saturada), 21 g de carboidrato, 250 mg de sódio, 3 g de fibra, 5 g de proteína. 

3. Almôndega de quinua

Refogue 1 e ½ xíc. (chá) de cebola picada em 2 col. (sopa) de azeite no fogo baixo por 8 minutos. Adicione 2 xíc. (chá) de shiitake picado, 1 xíc. (chá) de espinafre picado e cozinhe até o shiitake amolecer (cerca de 3 minutos). Retire a panela do fogo e acrescente 2 xíc. (chá) de quinua cozida, ¾ de xíc. (chá) de batata cozida e amassada, 1 ovo batido, ½ xíc. (chá) de queijo parmesão ralado, 2 col. (sopa) de manjericão picado, ½ col. (chá) de sal, ¼ de col. (chá) de pimenta calabresa em flocos e ¼ de col. (chá) de pimenta-do-reino moída. Enrole 32 bolas do tamanho de uma noz e coloque-as sobre uma fôrma forrada com papel-manteiga. Leve ao forno a 200 ºC. Depois de 15 minutos, mude a posição das bolas. Em 30 minutos as almôndegas devem dourar e endurecer.

Rende 8 porções (4 almôndegas cada uma). 

Por porção: 170 calorias, 7 g de gordura (1,5 g de gordura saturada), 22 g de carboidrato, 300 mg de sódio, 3 g de fibra, 6 g de proteína.

4. Minissanduíche + sopa de tomate

Aqueça 2 xíc. (chá) de sopa de tomate pronta. Misture 1 col. (sopa) de leite e 1 col. (sopa) de creme de leite e reserve. Espalhe 2 col. (sopa) de mostarda Dijon sobre 4 pães de fôrma cortados pela metade. Faça oito sanduíches recheados cada um com 1 col. (sopa) de cream cheese e 1 folha de manjericão. Esquente os sanduíches numa frigideira untada com um fio de azeite até o pão dourar, cerca de 2 minutos de cada lado. Despeje a sopa em 8 copinhos, coloque 1 col. (chá) de leite, 1 col. (chá) de creme de leite, misture e decore com 1 folha de manjericão.

Rende 8 porções. 

Por porção: 80 calorias, 1,5 g de gordura (0,5 g de gordura saturada), 14 g de carboidrato, 140 mg de sódio, 1 g de fibra, 2 g de proteína. 

5. Grão-de-bico picante

Misture 1 kg de grão-de-bico cozido e escorrido, 2 col. (sopa) de azeite, 1 e ½ col. (sopa) de açúcar, 1 col. (chá) de páprica, ½ col. (chá) de sal, ¼ de col. (chá) de pimenta caiena em pó e ¼ de col. (chá) de pimenta-do-reino moída. Coloque o grão-de-bico em uma camada num tabuleiro e leve ao forno a 220 ºC por cerca de 25 minutos.

Rende 8 porções (2 xícaras).

Por porção: 120 calorias, 5 g de gordura (0,5 g de gordura saturada), 17 g de carboidrato, 380 mg de sódio, 4 g de fibra, 4 g de proteína. 

6. Camarão Thai crocante

Pique 350 g de camarão cozido e misture a 3 col. (sopa) de molho de pimenta, 3 col. (sopa) de suco de limão, 1 col. (chá) de raspa de limão, ¼ de xíc. (chá) de cebolinha picada, 2 col. (sopa) de cebola roxa picada, 1 col. (chá) de gengibre ralado e ¼ de col. (chá) de pimenta-do-reino moída. Coloque 1 e ½ col. (sopa) da mistura sobre 24 folhas de alface lisa. Salpique amendoins torrados.

Rende 6 porções. 

Por porção: 90 calorias, 1,5 g de gordura (0 g de gordura saturada), 4 g de carboidrato, 220 mg de sódio, 1 g de fibra, 15 g de proteína. 

7. Ovo com pasta de gengibre

Corte pela metade seis ovos cozidos no sentido do comprimento. Remova as gemas e misture-as a 2 col. (sopa) de maionese light, 1 col. (sopa) de iogurte grego light, 1 col. (chá) de gengibre ralado, ½ col. (chá) de molho tabasco e ¼ de col. (chá) de sal. Preencha as cavidades com o creme. Decore com cebolinha e páprica. 

Rende 12 porções. 

Por porção: 100 calorias, 7 g de gordura (2 g de gordura saturada), 1 g de carboidrato, 200 mg de sódio, 0 g de fibra, 7 g de proteína. 

*Fonte:aqui
*Fotos: Kang Kim

Nenhum comentário:

Postar um comentário