quinta-feira, 27 de junho de 2013

6 dicas para salvar as unhas de agressões

Vive na loucurinha da nail art? Sua manicure é uma exterminadora de cutículas? Veja como evitar que as unhas sofram e aprenda a mantê-las sempre impecáveis

Contato com produtos químicos, alimentação pobre em nutrientes, troca constante de esmaltes, uso de portiças prejudicam a saúde das unhas. Aqui, você aprende então a protegê-las!
Foto: Getty Images

1. Me dá uma força!

Unhas fracas podem resultar da falta de nutrientes. "Ingerir mais grãos e consumir suplementos de biotina e zinco é suficiente", diz a dermatologista Maria Paula del Nero, de São Paulo. Outras causas são produtos químicos (como detergente) ou o hábito de roer as unhas. Aí, vale tentar os esmaltes fortalecedores, com silício e hidratantes.

2. Mãos profissionais

Quem usa as mãos no trabalho - é chef, musicista ou vive no teclado - tende a ter as unhas quebradas ou descoladas pelo atrito e pressão. Se estiverem bem hidratadas, elas ficam mais flexíveis e resistentes. Por isso, deixe sempre um creme para mãos na bolsa e outro ao lado da cama. Ah, e use luvas, se puder.

3. Livre-se das manchas

"As manchas brancas nascem por causa de micoses e bactérias ou danos na matriz das unhas", afirma Tatiana Gabbi, dermatologista e coordenadora do departamento de cabelos e unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia. No primeiro caso, são tratadas com antibióticos e antifúngicos. No segundo, relaxe: o problema tende a desaparecer quando a unha cresce.

4. Dê um tempo

Se você é viciada em nail art e vive mudando a cor do esmalte, saiba que o removedor em excesso deixa a unha opaca e áspera e pode até causar descamação ou quebra. A solução é dar um tempo. "Mantenha as unhas curtas enquanto se fortalecem e, depois, fique com os esmaltes hipoalergênicos, que não possuem tolueno nem formaldeído, componentes que causam alergia", diz Agnes Cruz, sócia do salão Cosmopolish.

5. Tipo uma ruffles

Sua unha parece uma batata ondulada? Esse problema surge de agressões que impedem temporariamente seu desenvolvimento. Empurrar a cutícula com força é uma delas. "O movimento intenso machuca a raiz da unha. Troque de manicure e veja se volta ao normal", diz a dermatologista Carolina Marçon, de São Paulo.

6. Dilema

Você sabe que, ao retirar as cutículas, abre caminho para micro-organismos causadores de doenças. Aposente o alicate e use hidratantes específicos, que afinam a cutícula. E, quando fizer as unhas, procure usar uma cureta, instrumento que raspa só o excesso de pele. 
*Fonte:aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário