terça-feira, 25 de junho de 2013

Artesanato: faça adesivos de parede usando sobras de tecido

A artesã Fá Giandoso criou um adesivo incrível com restos de tecido. Confira o passo a passo



Colar tecido nas paredes é um jeito esperto de mudar a cara da sua casa sem fazer quebra-quebra. O efeito é lindo e fica mais barato do que colocar papel de parede. A artesã Fá Giandoso ensina você fazer uma linda árvore de retalhos para o quarto dos pequenos. Confira o nosso passo a passo:

Você vai precisar de:
Amido de milho, água, retalhos coloridos, pedaços de tecido marrom que somem 1 metro (ou o corte inteiro, se você tiver um), lápis, tesoura, rolo de pintura e pano seco.
Dica: Use apenas tecidos 100% algodão, porque eles absorvem melhor a goma e secam mais rapidamente. A goma endurece rápido. Se fizer o trabalho em duas etapas, prepare uma nova receita.
Foto: Fá Giandoso
1. Comece preparando a goma: misture 3 colheres (sopa) de amido de milho com 2 colheres (sopa) de água fria. Em seguida, acrescente 1 xícara de água fervente. Misture bem e deixe esfriar.
2. Desenhe o tronco da árvore com quantos galhos você quiser no avesso do tecido marrom. Na hora de recortar, separe o tronco em várias partes. Isso facilita a montagem da peça e deixa a colagem mais firme.
Foto: Fá Giandoso
3. Desenhe as folhas nos retalhos. O bacana é mesclar tamanhos diferentes e tecidos com diversas padronagens. Aprove te sobras de outros trabalhos ou peça para as amigas. Recorte e reserve.
4. Com tudo recortado, é hora de colar! Comece pelo tronco. Passe o rolinho de pintura na goma e vá aplicando o tecido na parede do centro para as bordas. É preciso que o tecido fique bem úmido.
Foto: Fá Giandoso
5. A cada aplicação, vá limpando com um pano seco o excesso de goma, que pode escorrer pela parede. Mas não se desespere: por ser incolor, depois que secar ela ficará transparente.
6. Repita o processo de colagem nas folhas. Espere secar por 24 a 48 horas. Se algo desgrudar, aplique mais goma e deixe secar. Cansou do adesivo? Passe um pano úmido e puxe. Não estraga a pintura!
*Fonte:aqui

Um comentário: