segunda-feira, 28 de março de 2011

Saiba quando começar a usar cremes anti-idade

Muitas mulheres se perguntam qual a hora certa de começar um tratamento contra rugas, mas só mesmo o seu médico poderá dizer. Isso vai depender muito do tipo e da cor de pele de cada paciente. O que se pode garantir é que o acúmulo de tempo de exposição ao sol também conta muito. As marcas de envelhecimento da pele são consequência da degradação das fibras de colágeno e elastina, num processo que acontece naturalmente com a idade. Entretanto, cerca de 85% dos casos são agravados devido à exposição exagerada ao sol, principalmente sem proteção. 
O mais importante anti-idade é o filtro solar e seu uso deve ser iniciado o quanto antes. Porém, seus efeitos só começam a ser percebidos exatamente nessa fase em que se indicaria um creme contra o envelhecimento. Quanto mais frequente e precoce for a proteção da pele, mais tarde os antirrugas serão necessários. "Normalmente, ninguém precisa de recursos anti-idade antes dos 30 anos".


Outros fatores como distúrbios hormonais, consumo excessivo de álcool, cigarro e alimentação inadequada somam mais pontos a favor do envelhecimento. "Prevenir o aparecimento de rugas nada mais é que controlar os fatores desencadeantes". Para uso diário, um filtro com boa proteção UVB e UVA aplicado de duas a três vezes ao dia já é suficiente. "A partir dos 30 ou 35 anos, podem ser iniciados os tratamentos considerados anti-idade, sempre com orientação dermatológica". Os cremes com este objetivo, normalmente, contém vitaminas, substâncias antioxidantes, produtos que estimulam o colágeno, hidratantes, clareadores para manchas, entre outros. 
Os antirrugas que realmente funcionam devem ter as seguintes substâncias na fórmula: retinol, retinladeído, ácido retinoico, ácido glicólico ou vitamina C, na forma de ácido ascórbico levógero. Entre a seleção, o destaque absoluto é para o ácido retinoico: Trata-se de um derivado da vitamina A, com inúmeras funções. "Ele ajuda no controle da proliferação das células, acelera a perda das células mortas e reverte os danos causados pelo sol ao DNA das células".


O que acontece é que muitos jovens, a partir dos 25 anos, despertam para a necessidade deste cuidado específico com a pele do rosto como forma de prevenção contra flacidez, algumas ruguinhas e manchas. As peles normais ou secas podem necessitar de tratamento mais precoce. Pessoas que tensionam muito os músculos do rosto, principalmente o orbicular, ou porque têm os olhos claros ou porque possuem problemas de visão, têm mais propensão e podem iniciar o tratamento um pouco mais cedo. 

Nesta infinidade de produtos para escolher e aplicar, comece sempre pelo hidratante. Muitos já têm componentes antirrugas, manchas, olheiras e flacidez. Deixe o protetor solar sempre por último, para que a absorção não seja prejudicada por outras camadas de cosméticos. 

*Fonte:aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário