domingo, 28 de julho de 2013

Sete dicas para montar uma tábua de queijos com opções variadas

Pode incluir queijos na dieta, desde que não exagere na quantidade. Crédito: Getty Images.

Quer uma boa ideia para um jantar de inverno? Monte uma deliciosa tábua de queijos! “É o tipo de menu que agrada a maioria das pessoas”, diz o máitre fromager Jair Leandro, de São Paulo, em entrevista à revista MANEQUIM. Mas essas delícias engordam! É verdade, entretanto, você não correrá riscos se fizer as escolhas certas e não exagerar no consumo. Veja só sete dicas do especialista para servir uma variada degustação de sucesso:
1. Sabor na medida. Selecione entre três e sete tipos de queijo. Uma quantidade maior do que essa pode deixar a degustação enjoativa. A ideia é não se empanturrar. Consuma com moderação.
2. Variedade. É importante oferecer queijos de texturas, cores, origens, sabores (e calorias) variados. A ideia é agradar aos mais diversos paladares, inclusive quem está de dieta. Inclua no menu: brie, parmesão, roquefort, gouda, camembert, provolone, gorgonzola e prato. Esses você deve maneirar no consumo. E valorize os mais levinhos, como branco fresco, ricota e mussarela light.
3. Cálculo. Cada convidado consome, em média, de 150 g a 200 g.
4. Frescor. Retire os queijos da geladeira uma hora antes de servi-los. Assim, eles irão readquirir a textura e o sabor originais.
5. Na hora de servir. Para não influenciar o gosto e o aroma, disponha os queijos em tábuas de madeira sem cheiro, ardósia ou granito.
6. Organização. Disponha os pedaços em sentido horário, ou da esquerda para a direita, começando pelo mais suave e terminando como queijo de sabor marcante.
7. Complementos. Geleias de damasco ou pimenta (de preferência, diet ou light) combinam com queijos macios. Um mix de castanhas e pães de casca dura, como o italiano, também são boas opções e podem ser servidos na mesma tábua ou separadamente.
*Fonte:aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário