sábado, 31 de dezembro de 2011

Festas de fim de ano: escolha a taça certa para deixar sua mesa perfeita

A transparência, o formato, o tamanho da taça pode valorizar o seu vinho. Especialmente no período de festas de final de ano, vale preparar uma mesa bem bonita, acertando nos tipos de copo. “Além de mostrar que você tem consideração por seus convidados, uma boa taça deixa o vinho melhor. Se tiver o formato certo, beber se torna uma experiência sensorial”, explica o provador de vinhos Eduardo Hernandez. 

Para ele, a taça deve ser também transparente, para apreciar além do aroma e do sabor, a cor. Duvida? “Então prove um mesmo vinho num copo escuro e numa taça ou tome licor num copo plástico e refrigerante numa xícara. Faça o teste, só para não ter que descobrir na prática que o copo errado pode jogar um belo vinho na vala dos comuns”.




Faça a escolha


Há muitos copos à venda, mas os quatro acima servem para quase todas as ocasiões.
1. A flûte revela o buquê, a cremosidade dos espumantes e valoriza a profusão de bolhas que os bons exemplares produzem.

2. Bem grande, a taça indicada para os tintos das regiões francesas do Rhône e Toscana admite maior volume e, portanto, mais contato com o ar. Nela a bebida mostra melhor o aroma, a textura e a persistência. Pode ser usada sem prejuízo, para qualquer tinto e até brancos encorpados. 

3. A taça mais aberta, de haste fina e bordas delicadas é indicada para o Dry Martini, que é servido gelado.

4. Esta é a chamada de taça para brancos, mas pode ser usada também para rosés e para vinhos de aperitivo, como Jerez, Porto ou Madeira. O formato segue o princípio da ISO (5), mas é maior.

5. A taça da ISO (International Standards Organization) é um curinga. Serve para todos os vinhos (exceto espumantes). O bojo é abaulado e vai se estreitando nas bordas para reter os aromas por mais tempo. Se quiser comprar um só tipo, esta é a sua taça.
*Mais: aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário